Translate

sexta-feira, 26 de julho de 2013

O PROCESSO DO PPS

Falaaa pessoal! Td tranquilo??

Hoje vamos falar sobre o processo do PPS.
É super fácil!!

Assim que você chegar ao PPS, vá até o balcão de atendimento e peça o formulário para número de PPS.
A pessoa vai te entregar o formulário e a sua senha junto.
O preenchimento é super tranquilo: Nome, endereço, email, telefone, nome da mãe, entre outros itens que são normais...e eles perguntam também o motivo de você requerer o PPS, simples, STUDY.
Depois que preencher o formulário, aguarde chamar sua senha e vá até a cabine.
A pessoa vai pedir seu passaporte + o formulário + a carta da escola (que a escola te manda) para comprovar endereço.
Logo após, a pessoa faz algumas perguntas e te dá uma folha com várias perguntas de segurança, se não me engano eram 12 opções e você escolhe duas, preenche e devolve para a pessoa. Ela tira uma foto na hora que fica na carteirinha do PPS - Por isso não vá de boné e para as meninas, descabeladas =] - Depois ela explica que dali uns dias o número já é enviado e depois de mais alguns dias vem o cartão.

Formulário
É muito importante que você não estrague o envelope, pois para a abertura de conta em banco, você vai precisar não apenas da carta da escola mas também da carta do PPS - carta e o envelope - pois quando fomos abrir, a pessoa responsável pediu o envelope (acho que para comprovar o endereço) e tivemos que voltar em casa para pegar o envelope. ¬¬

Frente

Frente

Endereço PPS: 18 King's Inns Street


DICAS:
CHEGUE CEDO POIS NA HORA DO ALMOÇO FICAM POUCOS ATENDENTES.
LEVE CANETA POIS ALGUMAS VEZES PODE FALTAR.

PS: O mais importante é o número do PPS e não o cartão. O Fábio que mora com a gente, não recebeu e foi até lá questionar e eles disseram que algumas pessoas ficam mesmo sem receber, poucas, mas ficam e isso não é algo preocupante, pois o NÚMERO é o mais importante.

E aqui vai um vídeo muito legal e bem feito sobre o PPS, pelo pessoal do marketing da escola Seda College. Se ficou alguma dúvida espero que o vídeo ajude. 



É isso por hoje galera e no próximo post vamos falar sobre a abertura de conta, em nosso caso, no Banco da Irlanda.

Abraços

T+

quarta-feira, 17 de julho de 2013

BUSCA E LOCAÇÃO DE APARTAMENTO

Td bem pessoal?
Vamos falar um pouco sobre o nosso processo de locação, desde procurar até pegar as chaves.

Em nossa primeira semana (2º dia em diante - pq no primeiro nós só demos uma volta e depois capotamos de cansados) aqui em Dublin, já começamos  procurar por apartamento, pq é muito chato e trabalhoso fazer isso e como já tínhamos conhecido o Fábio e a Cat e decidido morar juntos e dividir as contas...Ficou mais fácil.
Vou ser bem sincero, demos muita sorte na procura, pq visitamos apenas três apartamentos e todos gostaram. Nem pensamos duas vezes! 
Os imóveis anteriores, não eram de todo mal, mas tinham suas peculiaridades: O primeiro que fomos ver, era uma casa muito legal, com três quartos pequenos, sala, cozinha, TV, quintal (isso é um privilégio aqui) mas o banheiro era muito pequeno. O segundo, que era uma apartamento, tinha 3 quartos, sala, cozinha, 1 banheiro e meio (tinham dois, mas apenas um era completo - Chuveiro, privada e pia - o outro era apenas privada e pia) lavanderia e o melhor de tudo, uma área externa para churrasco - para por aí o entusiasmo, pq pra chegar até essa "área de lazer" teríamos que passar dentro do banheiro e, mais uma coisa, para entrar em um dos quartos, teríamos que passar por dentro de outro.
Nem vou comentar o pq de não termos ficado nessa maravilha. E o terceiro, que por sinal não era esse e sim um outro que tínhamos visto pelo daft  - www.daft.ie. Como ele tinha acabado de locar o corretor nos perguntou se queríamos ver esse outro. Fizemos a visita, gostamos e alugamos. O apartamento que moramos, fica a 2 minutos do Tesco e Lidl, 3 minutos do Aldi, 4 do Spire e a escola mais longe fica a 8 minutos.
O processo foi simples, no mesmo dia de nossa visita, fomos até a imobiliária levando cópias dos passaportes de todos e o bendito DEPÓSITO  + o valor dos dias restantes para fechar o mês - o corretor já tinha solicitado nossos nomes para a confecção do contrato que ficou em nome dos quatro. No dia seguinte, viemos até o apartamento e pegamos nossas chaves.
Ai foi só mudar, que pra nós foi tranquilo, pq estávamos em uma acomodação bem próxima, pro Fábio foi também, já pra Cat, foi uma aventura, pq ela estava em casa de família em Dublin 17 perto do aeroporto e normalmente as casas ficam mais afastadas, mas deu tudo certo! =)









Fiquem tranquilos pq o processo é chato e um pouco trabalhoso mas não é nada complicado.
E achar a moradia é de grande importância pq todo o restante, PPS, Conta em Banco e GNIB dependem do seu endereço.

Outro site legal para procurar é o My Home - www.myhome.ie - 
Existem outras opções, mas como só utilizamos o Daft e o MyHome, não seria correto avaliar outros. =)

No próximo post vamos falar sobre o processo do PPS, que é super simples e nd complicado!

Abraços!



  

terça-feira, 9 de julho de 2013

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Depois de muito tempo (não por opção e sim por falta de internet) estamos de volta e nesse post vamos falar sobre nossas primeiras impressões da cidade.
Para ficar mais fácil, vamos colocar por tópicos.

1º DUBLIN:
A cidade é LINDA, mas é suja, não que não tenham serviços de limpeza, mas é que o povo (de Dublin) joga muita coisa no chão e as máquinas e pessoas que limpam a cidade não dão conta de limpar. Todos os parques são lindos! Todos!

2º TRANSPORTE: É absurdamente muito funcional!






Dublin Bus:
Quase todos os pontos do Dublin Bus tem os horários, seja ele em cartaz ou digital. Mas uma dica é baixar o aplicativo do Dublin Bus que é muito bom e funciona (tem para android e IOS).








Luas (Metrô de superfície):
Ainda não andamos, mas já esta em execução sua ampliação para abranger mais áreas da cidade e ligar o sul ao norte de Dublin.






Dublin Bikes:
Ainda não andamos, mas abrange grande parte da área central de Dublin. Há um projeto para quadruplicar o número de bikes. Sem contar que a primeira meia hora (30 minutos) é grátis!
Mas uma dica é baixar o aplicativo do Dublin Bikes, ele é muito bom e funciona (tem para android e IOS).








Dart (Trem): 
A cada estação que você para, há uma indicação do local em um painel; alguns trens possuem sistema de audio, que vai informando o nome das estações. O DART funciona apenas no condado de Dublin, regiões próximas e metropolitanas.






Como não usamos muito, não achamos caro, porém se você usar direto pode ficar pesado.


Já fomos duas vezes em cidades vizinhas com o Dart, a passagem ficou em torno de 5,60 ida e volta, podendo voltar a qualquer horário que tenha o trem.
O Dublin bus, pagamos 2,15 até o Phoenix Park e mais 2,15 para voltar até nosso apartamento, em Dublin 1.

Se não me engano, todos tem planos mensais que onde você paga determinada quantia e usa a vontade.
Vou buscar mais informações e faço um post futuro referente a isso.

3º O POVO IRISH:
Muito receptivos, atenciosos, gostam de conversar, porém alguns são meio "estranhos" porque cospem no chão, arrotam, bebem muito e batem boca direto no meio da rua e podemos dizer que a "lenda" de que não se preocupam muito com a higiene é verdadeira, dá pra sentir a falta de banho de longe!

4º CLIMA:
Respondendo a pergunta campeã: "Tá frio aí?" Por incrível que pareça não! Desde quando chegamos o tempo está ótimo, chuva apenas um dia, mas bem de leve. Estamos até passando calor! Até setembro o tempo continua assim, um pouco de sol, nublado alguns dias, mas nada de frio.

É isso ai galera, no próximo post vamos tentar mostrar nosso apartamento e contar como foi o processo.

Abraços!